IOpEx
CATEGORIAS

O Capital de Giro pode quebrar a sua Empresa

O Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da sua empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

O capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia a dia da sua empresa, então, se o capital de giro está relacionado com as contas financeiras que giram ou movimentam o dia a dia da empresa, podemos concluir que:

  • Toda empresa que vende a prazo precisa de recursos para financiar seus clientes;
  • Toda empresa que mantém estoque de matéria-prima ou de mercadorias precisa de recursos para financiá-lo;
  • Quando a empresa compra a prazo (matéria-prima ou mercadorias) significa que os fornecedores financiam parte ou todo o estoque;
  • Quando a empresa tem prazos para pagar as despesas (impostos, energia, salários e outros gastos) significa que parte ou o total dessas despesas é financiada pelos fornecedores de serviços.

A interpretação destas 4 situações que eu falei agora nos leva a determinar em quais contas a empresa precisa aplicar recursos e de que contas a empresa obtém recursos para financiar o capital de giro.

Então, se você está abrindo um novo negócio, o meu conselho é preparar um bom montante para o seu Capital de Giro, e que este possa bancar todos os custos da sua empresa, inclusive o seu Pro-Labore, por pelo menos de 12 a 24 meses.

Eu sei que para muitos este é um período muito grande, mas muitas e muitas empresas fecham porque não possuem este dinheiro e, sem ele, não conseguem bancar as contas nos primeiros anos de vida.

E se você já é Empresário, uma dica que eu deixaria aqui é: aprenda a JUNTAR DINHEIRO. Dessa forma você deixa um capital de giro sempre para os momentos de baixa da sua empresa, como pode utilizar este dinheiro para futuros investimentos e inovações e melhorias.

Então é isso pessoal, se você está abrindo um novo negócio e necessita de apoio pra fazer o seu planejamento, inclusive financeiro, ou se você já é um Empresário e necessita de apoio para melhorar a performance do seu Negócio, entre em contato comigo através do email: mentoriaconsultiva@iopexbrasil.org.

Este tem sido o meu foco, apoiar Empreendedores a transformar conhecimento em resultados.

Um grande abraço e até o próximo vídeo.


20/11/2018 17:40

Adicionar Comentário

Facebook Addthis



O campo comentário deve ter ao mínimo 10 caracteres. *

() Comentários

CATEGORIAS