IOpEx
CATEGORIAS

[EP 02] Lean Construction e os Desafios da Copa da Russia de 2018

Dando continuidade aos nossos Episódios falando sobre o Lean Construction e os Desafios da Copa da Russia de 2018, nosso 2o tema está voltado para os Custos de Implementação, ou seja, muitas empresas gastaram dinheiro em diversos temas que não possuíam conhecimento durante a jornada Lean, mas poderiam ter investido de maneira diferente e obtido muito mais resultados. Vamos falar sobre isso!

Como acompanhei de perto, mesmo de maneira online através de vídeo conferências, artigos e apresentações divulgadas por várias empresas que participaram de diversas obras voltadas à Copa do Mundo da Russia, uma boa parte delas:

  1. Não planejou um Budget para a implementação do Lean Construction em suas Obras quando fecharam o pacote do Projeto;
  2. Aquelas que planejaram certo volume financeiro para a Jornada Lean disseram que o Budget não foi suficiente ou não foi estimado da maneira correta;
  3. Investiram financeiramente em temas que não deram os resultados esperados;
  4. Porém, mesmo aquelas que não haviam se planejado ou que o Budget não foi suficiente, disseram e mostraram resultados tão significativos que, no final, disseram ter valido a pena, mesmo assim, todo o investimento.

Ao analisar as 4 situações acima, verificamos que o problema no Planejamento Financeiro muitas vezes não é o dinheiro em si, seja para projetos com Consultoria ou para investir em estrutura para os projetos Lean, mas principalmente de falta de conhecimento.

Quando sabemos o que iremos fazer, como e quando fazer, os investimentos podem ser planejados da maneira e no momento adequados e o retorno com certeza acontece.

Existe uma questão ainda mais importante do que a financeira, em um primeiro momento, que deve ser analisada em Projetos de implementação do Lean Construction: as Pessoas!

Isso mesmo, investir financeiramente na Formação das Pessoas é muito mais importante do que qualquer outra coisa. Afinal, quando temos um time forte, que sabe o que faz, muitas vezes não precisamos de grandes investimentos para colher bons resultados.

Um projeto de implementação do Lean Construction precisa ser pensado e conduzido de forma mais ampla, olhando uma obra como um Negócio e tendo o Lean Construction como um Processo como um outro qualquer, como o Financeiro, o Operacional, etc., ou seja, o Lean Construction precisa ser um Processo que atuará na obra, mesmo antes dela começar e terminará quando ela for entregue ou, em alguns casos, permanecerá na obra a depender do tipo de contrato posterior de prestação de serviços.

Pensando e agindo desta forma, planeja-se muito mais facilmente um time e uma Estrutura formal para o Lean Construction, que fará parte da obra e, com isso, investe-se de maneira mais acertiva, sem desperdícios e com muito mais foco.

Muitas pessoas acreditam que implementar o Lean Construction é algo que pode custar caro, mas minha experiência mostra exatamente o contrário. Primeiro, precisamos ver o Lean Construction não como um custo de uma ou outra obra, mas corporativamente.

Existem empresas que dividem inclusive 50% do custo do investimento para a Matriz e 50% para a obra.

Outra coisa importante a salientar é que formando as pessoas, ou seja, pensando na implementação do Lean Construction como um Investimento, este será utilizado por muitos e muitos anos, afinal, as pessoas utilizarão este conhecimento em muitas e muitas as obras futuras da empresa.

Portanto, analisando o Tema ¨Custos de Implementação¨ como o 2o tema comentado pela pesquisa do Lean Construction Institute da Russia junto às empresas coligadas que participaram de obras para a Copa do Mundo, percebemos que ainda existe um gap muito grande nas empresas quanto a este tema e que o Lean Construction ainda não faz parte da Cultura, ou seja, as empresas ainda não possuem um Modelo de Excelência com um Sistema de Produção e consiga conduzir o Lean Construction como um Processo em todas as suas Obras.

Ter uma equipe bem qualificada e um Processo de implementação desdobrado do Modelo de Excelência da Empresa é de fundamental importância para se obter resultados diferenciados. Foque nisso e suas metas serão sempre alcançadas.

Então é isso. Se você quiser saber mais sobre Lean Construction, entre em contato conosco através do email: contato@iopexbrasil.org

E se você ainda não se inscreveu no nosso canal do YouTube, se inscreva e mande também seus comentários e sugestões.

Um grande abraço.

Jevandro Barros.


06/12/2018 16:13

Adicionar Comentário

Facebook Addthis



O campo comentário deve ter ao mínimo 10 caracteres. *

() Comentários

CATEGORIAS